Oi gente! Seguem algumas fotos da nossa comemoração do Dia Nacional da Poesia, realizada em 26 de março de 2010. O evento foi uma realização do Grupo Casarão de Poesia (do qual sou integrante), da UFRN, do IFRN e do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, além de vários colaboradores. Foi um dia muito especial. As fotos são todas de Wescley J. Gama.
Mesa-redonda sobre a poeta Zila Mamede. Nela, as poetas Marize Castro, Valdenides Dias e Maria José Mamede. Um momento único pra quem admira a poesia de Zila. Percebê-la em sua humanidade nos faz ainda mais admiradores dela. Uma mesa de peso, essa. Eu, particularmente, me emocionei em conhecer Marize. Criatura inspiradora e verdadeira. O debate ocorreu no auditório do IFRN, na parte da tarde.
A criançada, no fim da tarde, fez uma festa na nossa casa. Aconteceu o Cine Casarão, com a exibição do filme "Kiriku e a Feiticeira", uma produção francesa que conta tradicionais lendas africanas em uma animação belíssima. Meu filho assistiu acho que pela 567ª vez. O filme faz parte do acervo do Casarão e já trouxe emprestado pra casa inúmeras vezes, porque meu filhote é fã. Mais de 20 pessoas, entre mães e filhos, vivenciaram esse começo de noite tão agradável e divertido!
Os shows da nossa noite poética iniciaram-se com o Grupo Claviolar. Excelente repertório, de Cátia de França a Xangai, intermediados por canções autorais belíssimas! Parabéns a esses talentos currais-novenses!
O show da banda natalense Rosa de Pedra encerrou a nossa festa poética, com tanta energia, loucura, lindeza, serenidade, emoções tantas e tontas que ainda nem me sinto sóbria de alma pra falar com a verdade dos fatos. Até porque prefiro a verdade da Poesia, essa que me acende as lanternas do coração. Belíssimo show, poesia ecoando por esse sertão! "Me devolva pro sertão/ Me devolva pra ser tão/ Me devolta pr'eu ser tão/ Me devolva!"
Das raízes às alturas!!!
Texto de Iara Maria Carvalho
Um comentário:
Nossa! Como estou feliz pelo Dia e pela Noite que festejamos a Poesia aqui em Currais Novos... Sinto-me orgulhosa de fazer parte desse grupo - O Casarão de Poesia - que cada vez mais vem mostrando a cidade e porque não ao mundo (ixi!!! sou metida, viu!), que é possível sim aproximar o povo da cultura, daquilo que faz tão parte dele, das suas raizes, mas que "outros" preferem sempre à margem...
Beijos a todos do Casarão e Amigos
Com Sabor de "a poesia quando chega não respeita nada" ... nada nada nada
luciana
luma
lua
Postar um comentário