quinta-feira, 6 de agosto de 2009

NOVIDADES PARA O 2º SEMESTRE DE 2009

EDSON NETO É O NOVO INTEGRANTE DO CASARÃO

Há algum tempo sentíamos que o Grupo Casarão necessitava de alguém de trouxesse energias novas para os nossos corações de poetas, para a vida que persiste sob estes telhados. E chega um menino lindo e doce, respirando poesia, transpirando beleza. Diretamente de Fortaleza, esse que já é currais-novense de coração, Edson Neto. Músico de mão cheia, faz lindezas no cavaquinho e no violão. Carrega em seu jeito lírico de ser, toda a poesia que há. O Casarão agora está mais aconchegante e sonoro, mais límpido e eclético. Seja bem-vindo Edson!



Além do talento, o menino é mui gato!

GRUPO CASARÃO DE POESIA e 4ª RECITATA



Entre os dias 12 e 14 de agosto, acontecerá em Recife a 4ª Recitata, uma espécie de concurso de poesia falada que faz parte da programação do Festival Recifense de Literatura, um dos eventos literários mais renomados do país.


As integrantes do Casarão de Poesia, Paula Érica e Luma Carvalho, estarão concorrendo na Recitata, declamando poesias de sua autoria.


Boa sorte, meninas! Arrasem no Recife e mostrem o que é que o Casarão tem...






Poetas lindas currais-novenses Paula Érica e Luma Carvalho


PONTO DE LEITURA


O Grupo Casarão de Poesia ainda encontra-se em estado de êxtase com o recebimento de uma premiação do Ministério da Cultura. Somos agora PONTO DE LEITURA Casarão de Poesia! O kit é composto por 650 livros, 100 gibis da Turma da Mônica, 2 estantes, 3 puffs, almofadas, cadeira, mesa, computador, impressora e mapas.


Após a chegada desta premiação, o Grupo se sentiu instigado a, finalmente, ter a sua sede, o CASARÃO DE POESIA. Ainda estamos preparando o ambiente, mas, com a sua inauguração, dispomo-nos a inflamar a efervescência cultural que tanto desejamos para a nossa querida região do Seridó.


Expectativas de atividades para esse semestre:


· Rodas de leitura;


· Continuidade das tradicionais Noites de Poesia;


· Café com Poesia;


· Encontro com o autor;


· Mini-cursos e oficinas.


Modelo do Ponto de Leitura (vai ficar lindo, né?)



CARAVANA DA CULTURA



O Ministério da Cultura realizará a Caravana da Cultura, e Currais Novos será a primeira das 14 cidades brasileiras que sediará este evento. Conforme os organizadores da Caravana, uma equipe legitimamente potiguar, o Seridó foi escolhido por possuir uma identidade cultural própria que necessita de um fortalecimento. Nesse contexto, Currais Novos foi a privilegiada para sediar a Caravana por se enquadrar em critérios importantes, como: ter menos de 100.000 habitantes, ser uma cidade pólo, possuir um campus do IFRN, e apresentar uma certa efervescência cultural, mesmo não recebendo os devidos incentivos por parte de órgãos locais competentes (?) para isso.



A Caravana da Cultura acontecerá no dia 27 de agosto de 2009, iniciando-se com a alvorada tradicional, circundada pelas canções de várias bandas de música da região; teremos um cortejo lindo percorrendo algumas ruas de Currais Novos, até chegar ao local onde acontecerão as outras atividades, o largo do Tungstênio; no local, contaremos com vários estandes, palestras, seminários, oficinas, mini-cursos, exposições, atrações artísticas e tantas outras coisas que estão sendo definidas pela organização do evento, artistas locais e entidades públicas.



O Casarão de Poesia estará presente com o estande do Ponto de Leitura, que será oficialmente entregue pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira e apresentado à comunidade seridoense; recital de poesia juntamente com o grupo Balaio in Versos; e coordenação de um Seminário sobre Cultura, no qual haverá debate acerca das demandas culturais de nosso município e região do Seridó, como continuidade das discussões fomentadas pelo I Fórum de Cultura, promovido pelo Grupo Casarão, IFRN, Grupo Caçuá de Mamulengos, SINTESERPUM e Mandato Popular Fortalecendo a Cidadania, ocorrido em março deste ano.







Chico César é uma das expectativas de atração musical para a Caravana...muito massa!!!







CASARÃO DE POESIA e XIII Seminário Nacional Mulher e Literatura/ IV Seminário Internacional Mulher e Literatura


A UNP promove, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, o XIII Seminário Nacional Mulher e Literatura/ IV Seminário Internacional Mulher e Literatura. Os eventos prestarão homenagem à poeta portuguesa Maria Teresa Horta e à poeta potiguar Diva Cunha.


O Grupo Casarão de Poesia foi convidado a participar do evento com a apresentação de uma performance poética, homenageando não apenas as referidas poetas, mas também outras do cenário norte-rio-grandense, como: Zila Mamede, Iracema Macedo, Marize Castro, Carmen Vasconcelos, Ana de Santana, Lisbeth Lima, além das próprias poetas do Grupo Casarão, as Carvalho Iara, Luma e Elina, e Paula Érica. A performance está em processo de construção e será a mola propulsora para o retorno das atividades do Casarão. Vamos ao trabalho!




9 comentários:

Lisbeth Lima disse...

Pessoal do Casarão,
quantas novidades boas!!! Estou orgulhosa de vocês: um lugar, um lugar com livros, um lugar para guardar... um lugar para aguardar a poesia entrar de vez coração adentro...Contente estou com o prêmio, com o evento do dia 27 - que por coincidência - é no dia do meu aniversário, pela participação de vocês nessas empreitadas de prazer!!! Parabéns, um abraço para todos, Lisbeth

Theo G. Alves disse...

quanta notícia boa! e tudo de uma vez!!!

fico feliz demais em ver o casarão movendo as estruturas desse jeito.

um grande abraço e boa sorte!

Moacy Cirne disse...

Parabéns!
Parabéns!
Parabéns!
E mil auroras pra vocês...

Abraços & abraços.

Anônimo disse...

que textos ótimos, Iara! quantas boas novas nessas paragens seridoenses! vamos sair à debalde, que o Casarão de Poesia tem muita arte para vencer a mediocridade e o tédio dominantes.

wescley j. gama

luma carvalho disse...

ixi! esse povo lindo do casarão (vôte! eu sou do casarão também!)anda inventando coisa, hein? que massa!

em breve, muitas novidades mesmo! e pense que eu tô um bocado ansiosa pra ir a recife, viu?

beijos

luciana
luma
lua

paula érica disse...

Estamos eufóricos com toda essa novidade. Quero aproveitar a oportunidade e desejar boas vindas ao meu amigo Edson que além de gatíssimo e muito talentoso. Vcs não perdem por esperar. Bj
Paula Érica

Cefas Carvalho disse...

Parabéns a vocês do Casarão, pelas novidades e conquistas, e também ao novo membro. Mantenham essa garra e alegria de sempre. Abraço a todos.

mariamenina disse...

fico feliz por tanta conquista. Mas tudo é fruto de muito esforço. Edson com certeza é uma pessoa que vai acrescentar muito ao grupo. Apesar da minha distância física desejo que os projetos todos sejam bem sucedidos. Afinal tanto trabalho tem que ter um fruto.
Beijos...
elina

mariamenina disse...

fico feliz por tanta conquista. Mas tudo é fruto de muito esforço. Edson com certeza é uma pessoa que vai acrescentar muito ao grupo. Apesar da minha distância física desejo que os projetos todos sejam bem sucedidos. Afinal tanto trabalho tem que ter um fruto.
Beijos...
elina